Gerenciamento de Áreas Contaminadas
Entende-se área contaminada como sendo área, terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria que contenha quantidades ou concentrações de quaisquer substâncias ou resíduos em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger, que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.
Os empreendimentos que ocorrerem em contaminação de uma área é o direto responsável pela sua descontaminação. Caso você esteja em uma área que herdou essa contaminação de empreendimentos anteriores ao seu, você passa também a ser responsável por essa descontaminação adquirindo seu Passivo Ambiental.
O Processo de Identificação de Áreas Contaminadas tem como objetivo principal a localização das áreas contaminadas, sendo constituído por quatro etapas:
Definição da região de interesse, Identificação de áreas potencialmente contaminadas, Avaliação preliminar, Investigação confirmatória.
O Processo de Recuperação de Áreas Contaminadas tem como objetivo principal a adoção de medidas corretivas nessas áreas que possibilitem recuperá-las para um uso compatível com as metas estabelecidas a serem atingidas após a intervenção, adotando-se dessa forma o princípio da “aptidão para o uso”. Esse processo é constituído pelas seguintes etapas:
Investigação detalhada, Avaliação de risco, Concepção para remediação, Projeto de remediação, Remediação da AC, Monitoramento.
Nós da Passos Engenharia e Consultoria Ambiental contamos em nosso Corpo Técnico colaboradores e parceiros altamente capacitados para realizar quaisquer dessas etapas, seguindo afinco o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas CETESB, para que todas as etapas sejam realizadas de acordo com as orientações do órgão.
Se tem duvidas sobre Áreas Contaminadas e suas etapas, entre em contato conosco e agende uma visita sem compromisso!