Laudos Técnicos de Segurança do Trabalho
L.T.C.A.T. – (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)
Reúne dados sobre as atividades e condições de trabalho dos empregados. Tem por finalidade cumprir as exigências da legislação previdenciária – artigo 58 da Lei 9.528 de 10/12/1997, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o enquadramento de tais atividades.
Laudo de Insalubridade e Periculosidade
Esse laudo apontará setorialmente, quais as atividades que podem ser classificadas como perigosas e insalubres. Após a constatação da existência de tais situações, serão propostas medidas que poderão eliminar condições insalubres ou perigosas, neutralizando a ação do agente insalubre ou eliminando a causa da periculosidade, legalmente equiparado nas NR-15 e NR-16 da portaria 3214/78.
Laudo Ergonômico
Visando adequar o ambiente de trabalho do funcionário, evitando lesões – LER/DORT, em atendimento à NR-17 da Portaria 3.214/78.
O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual, sempre levando em consideração a empresa como um todo.
Nada deve ser analisado de forma segmentada. Conforme a NR 17, o objetivo do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores.
O desenvolvimento de um Laudo Ergonômico consta de:
– Estudo detalhado dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades;
– Avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos ergonômicos;
– Avaliação do mobiliário e equipamentos frente as atividades (hora x homem x trabalho);
– Aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho;
– Recomendações técnicas para melhoria das condições de trabalho.
– Implantação de medidas de controle;
– Treinamentos e cursos sobre ergonomia;
Laudo de Condições Inseguras
Analisa e aponta condições inseguras e a forma de corrigí-las de modo preventivo, eliminando pontos estratégicos de acidentes do trabalho.
L.R.A. (Laudo de Riscos Ambientais)
Rigorosa análise quantitativa e qualitativa dos agentes ambientais, bem como, das proteções disponíveis e utilizadas até o momento pela empresa e proposição de recomendações para correção.
Laudo NR 12 (Proteção de Máquinas e Equipamentos)
O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e seqüencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares.
O PPRPS deve ser aplicado nos estabelecimentos que possuem prensas e/ou equipamentos similares, norteando que nenhum trabalhador deve executar as suas atividades expondo-se às zonas de risco desprotegidas
Outros Laudos
- Amostragens de poeiras, gases e vapores
- Laudos de ruído
- Laudos de exposição ao calor (conforto térmico)
- Laudos de iluminamento
Elaboramos todos os tipos de Laudos de Segurança! Fale conosco!!